• Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Instagram Basic Black

© 2015 

November 18, 2016

Please reload

Posts Recentes

RÚSSIA | MOSCOU

November 18, 2016

1/3
Please reload

Posts Em Destaque

URUGUAI | MESTRADO FORA

January 16, 2016

 

 

 A primeira vez que visitamos o Uruguai foi pela a vizinha Argentina, não foi por acaso que os portugueses fundaram sua cidade mais meridional exatamente ali: Colonia del Sacramento é o ponto mais próximo de Buenos Airesna outra margem do Rio da Prata.A rota é operada em vários horários por barcos (buques) de três empresas.

 

A Buquebus é a mais tradicional. Tem buques rápidos (1h de travessia) e lentos (3h) e por isso oferece mais horários; todos os buques carregam carros. Há também buques rápidos a Montevidéu (3h).

 

A Colonia Express é seu concorrente mais tradicional. Só opera com buques rápidos e não carrega carros. O serviço, porém, é bastante instável. A companhia costuma cancelar operações de última hora. Eu evitaria.

 

A Seacat tem catamarãs compactos e rápidos e não carrega carros.

 

 

Colônia é uma cidadezinha colonial, à beira d'água, fundada por portugueses, patrimônio da Unesco, povoada por pousadas e restaurantinhos e galerias... Se estiver em Buenos Aires ou Montevideo não deixe de ir!

 

O que fazer em Colônia?

Caminhar, fotografar, tomar um café ou uma taça de vinho ao sol. Comprando apenas um ingresso pode-se visitar todos os museus da cidade -- isto é, desde que não haja uma turma de escolares dentro, quando então pede-se ao turista para esperar. Alugamos um carrinho de golfe e conhecemos a cidade toda.

 

 

Mestrado no Uruguai?

Sim, você ouviu certo! Mestrado no Uruguai.

Devido ao seu modelo modular de ensino, fiz aplicação para um mestrado em educação na Universidad de La Empresa que possui três polos: um no centro de Montevidéu, um no bairro de Pocitos e outro em Colônia. O estudante tem que ir ao Uruguai 5 vezes para 4 módulos de 13 dias cada e mais uma vez para defender sua dissertação, o programa é lecionado por alguns docentes brasileiros das Federais e da PUC, mas a grande maioria são Uruguaios. A troca cultural e filosófica faz valer o curso que precisa ser apresentado conforme as normas da CAPES para que seja convalidado no prazo de 180 dias após seu término no Brasil.

O mês de julho geralmente passo mais frio devido as baixas temperaturas que chegam a bater 2 graus, mas o doce de leite, as parrilla uruguaias e o estilo europeu da cidade de Montevidéu fazem valer a estadia para os estudos. Se tiver dúvidas sobre o que passei por dois anos estudando no Uruguai, só perguntar nos comentários.

 

O que comer?

Começando pelo nome parrilla que é aquela base com tiras de ferro onde se coloca a carne para assar, é também como chamamos os restaurantes que vendem carnes a la parrilla, os acompanhamentos são reduzidos, geralmente arroz, batata frita, boniato (a batata doce laranja e delícia das bandas de cá) ou uma saladinha básica.

Sugiro comer no Parrilla Trouville e o sanduíche de Pollo y Curry (Frango com curry) da cafeteria Camélia, ambos ficam na região de Pocitos.

Comam também o McFlurry de doce leite tradicional chamado lapataya com bolachas oreo quebradas.

O Uruguai foi um país que me acolheu muito bem como estudante, e nos acolheu como casal quando fomos turistas, a culinária, arquitetura e o aconchego valem a viagem que já chegamos a pagar R$550 ida e volta com as taxas saindo de SP.

 

 

Tags:

Please reload

Siga